Katayama - O Ovo Faz Bem

União na luta contra o COVID-19

16/04/2020

Em apoio ao combate ao coronavírus, Katayama Alimentos faz doações para Santa Casa de Misericórdia e Unidade Básica de Saúde de Guararapes; e para Santa Casa de São Paulo e comunidade carente da capital paulista


Em meio aos impactos causados pela pandemia da COVID-19 e diante das dificuldades econômicas de diferentes setores para enfrentar os desdobramentos desta crise, a Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país, reforça seu compromisso social com as comunidades onde está inserida e auxilia diferentes instituições de saúde e entidades que estão precisando de ajuda nesse momento tão desafiador.


No dia 9 de abril realizou doação à Santa Casa de Misericórdia de Guararapes (SP), de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscaras faciais descartáveis, com visor e com válvula; avental cirúrgico; macacão de proteção química; touca; luva; óculos de proteção; além de álcool 70% e álcool gel. “Estes equipamentos vão proporcionar mais segurança aos 115 colaboradores e seus familiares por ao menos um mês. Esta doação foi muito representativa porque hoje está difícil fazer a compra desses EPIs. A ajuda chegou em boa hora”, explica Marcelo Luís Policarpo Cosmai, Provedor da Santa Casa. “As peças de proteção são descartadas todas as vezes que um colaborador entra no quarto de um infectado pelo COVID-19 e, para se ter uma ideia, hoje com apenas dois pacientes usamos cerca de 50 máscaras, luvas e gorros por dia”, conta Marcelo.


No mesmo dia a Katayama Alimentos realizou a doação de mil máscaras faciais de proteção para a Unidade Básica de Saúde Antônio Simões, de Guararapes. Os itens serão destinados à unidade que foi designada apenas para pacientes com sintoma gripal. Ao todo, são 13 colaboradores nessa UBS especial e cada paciente atendido requer uma nova máscara. “Ficamos muito agradecidos por essa doação que será muito útil para o nosso município”, diz a Diretora do Departamento de Saúde do Município de Guararapes, Maria Cristina Neife Galhardo Bertasso.


Contribuição com caixas de ovos em São Paulo

A empresa fez doação de ovos para atender um projeto que vem sendo realizado em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de baixa renda de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do G10 das Favelas – grupo das 10 maiores favelas do Brasil -, da Associação das Mulheres de Paraisópolis e do projeto Bistrô & Café Mãos de Maria, que vêm produzindo desde meados de março cerca de duas mil marmitas que são distribuídas diariamente para as famílias mais vulneráveis da comunidade de Paraisópolis durante a quarentena.


Elizandra Cerqueira, presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis diz que sempre fomentaram o empreendedorismo e a independência financeira entre as mulheres, mas que com a crise do COVID-19 o projeto se deparou com a questão do desemprego crescente em toda a comunidade e decidiram acolher essas famílias que estão sem condições financeiras para questões básicas como a alimentação. “Para fazer tantas marmitas em um dia é bem trabalhoso e receber uma contribuição como esta, de ovos, está sendo importante porque enriquece nutricionalmente a marmita e é uma proteína mais prática de preparar”, destaca Elizandra.


A Katayama Alimentos também realizará até dia 16/4 a doação de caixas de ovos à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, como forma de contribuir com a alimentação dos pacientes.


“As necessidades são muitas e em diversas esferas, mas as iniciativas em apoio à saúde e às famílias mais carentes são muito importantes neste momento. Não importam se são grandes contribuições ou ações modestas, este é um momento de união e apoio. Estamos certos de que juntos podemos superar este momento difícil”, destaca Gilson Katayama, Diretor Comercial da Katayama Alimentos.


Ações internas

Desde o início da pandemia, a indústria avícola implementou um plano de contingências, contemplando vários cenários e tendo como prioridade a preservação da saúde e o bem-estar dos colaboradores e seus familiares. Dentre as várias ações colocadas em prática, realizou em suas dependências a vacinação de todos os colaboradores diretos e indiretos contra o vírus da gripe.


Ciente da sua responsabilidade social, também vem operando com sua capacidade plena para contribuir com o país, garantindo o fornecimento de produtos essenciais neste momento, como o ovo. Para isso, implementou todas as ações de prevenção e segurança seguindo as orientações dos órgãos de saúde e autoridades competentes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Assine nossa NEWSLETTER