Katayama - O Ovo Faz Bem

Ovos de codorna e seus segredos

02/03/2020 - Curiosidades Beneficios


Ovo de codorna é ótimo para a saúde e pode até ser mais nutritivos que os ovos de galinha. Muito popular na culinária brasileira, principalmente como petisco, os ovinhos têm valor terapêutico e podem potencializar o emagrecimento.

Uma das grandes qualidades do ovo do codorna é o fato de ser um alimento de fácil digestão. Isso ocorre em função do elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína, a albumina – em torno de 97% da composição do alimento – que facilita sua absorção e assimilação pelo organismo.

As vitaminas A, B, K, D, E, carotenoides, antioxidantes, proteínas e gorduras são os mesmos, porém os ovos de codorna possuem maior concentração de tudo isso, quando comparado com os ovos de galinha.

Vitamina D

20/02/2020 - Beneficios

A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Pode ser encontrada ainda em alguns poucos alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. Entretanto, para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da sua síntese na pele, por ação da luz solar

A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.

Ovos e o colesterol

10/02/2020 - Curiosidades

O ovo vem sendo objeto de uma reabilitação poucas vezes vista na história da Medicina. Até mesmo os cardiologistas mais radicais, aqueles que demonizaram os ovos como os maiores vilões da saúde do coração, começam a rever suas posições. A virada se deve a uma série de estudos científicos, muitos deles com dezenas de milhares de participantes, que mostram de maneira muito contundente que a sua condenação foi uma espécie de julgamento sumário. Se fosse uma questão criminal, seria um caso clássico de erro jurídico. Analisadas as evidências, veio a público um novo veredicto: o ovo está absolvido.

A quantidade de colesterol do ovo, que é o HDL (colesterol bom) não tem impacto direto sobre o colesterol do sangue. Isso significa que o consumo de ovos, ao contrário do que muitos ainda acreditam, não aumenta estas taxas. Vários estudos científicos têm sido realizados nas últimas décadas provando que o consumo de ovos não faz mal à saúde. O problema é a sua combinação com acompanhamentos gordurosos, entre eles queijo amarelo e bacon.

Ovos são fonte de ferro

03/02/2020 - Beneficios

Você sabia que a gema é uma grande fonte de ferro? Além de dar energia para os treinos e dieta, o ferro é também um mineral muito importante para a saúde das células. Os benefícios incluem emagrecimento, alívio da TPM e cabelos mais bonitos.

A principal função do ferro é formar hemoglobina, a molécula do sangue responsável pelo transporte do oxigênio pelo corpo". Além disso, o ferro é quem dá a cor vermelha para o líquido.

O ferro é importantíssimo para o sistema imunológico, logo, se você perceber que tem ficado doente com uma frequência maior do que a normal, pode ser uma boa ideia fazer um check up e ver se está tudo certo tanto com os níveis de ferro quanto com os demais nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.


Vitamina B

26/01/2020 - Beneficios

Que o ovo é rico em muitos nutrientes já não é novidade. Mas hoje em especial, vamos falar dos benefícios das vitaminas B2, B6 e B12.

A vitamina B2, também chamada de riboflavina é importante para a formação das células vermelhas do sangue. A deficiência é causada principalmente pela baixa ingestão dessa vitamina por um longo período. As necessidades da vitamina aumentam simultaneamente com o crescimento, a gravidez e a lactação. Produtos derivados do leite, folhas verdes e claro, ovos, são fontes riquíssimas dessa super vitamina.


A vitamina B6 aumenta a energia e melhora a produção de massa muscular. Também atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Alguns estudos indicam que a ingestão da vitamina B6 pode reduzir a ocorrência e a gravidade dos sintomas de tensão pré-menstrual, a TPM, como as mudanças na temperatura corporal, irritabilidade, falta de concentração e ansiedade, por exemplo.

A vitamina B12 auxilia na síntese de neurotransmissores, substâncias químicas essenciais no processo de “comunicação” entre as células e, portanto, na realização das mais diversas ações internas e externas do corpo. Também possui um papel importante para a proteção das células nervosas, já que é um dos principais componentes da camada de mielina, que protege os neurônios e que regenera danos provocados nessas células. Assim, seu consumo pode ajudar a retardar ou evitar doenças derivadas da degeneração de neurônios.

Motivos para comer ovos no café da manhã

19/01/2020 - Curiosidades Beneficios

Que ovos são maravilhosos e cheios de benefícios não é novidade, né? Olha só essa listinha de coisa boa:

  •  Comer ovos pela manhã é uma grande chave para ter mais saciedade até a hora do almoço, você não vai sentir aquela fominha chata no meio da manhã.
  • As proteínas contidas na clara ajudam os guerreiros da academia no ganho de massa magra.
  • Ovos ajudam a proteger o coração, uma vez que o consumo do alimento foi relacionado a um aumento dos níveis do ‘bom’ colesterol, o HDL.
  •  Entre as substâncias presentes no ovo, está a colina, necessária para funções básicas do corpo, como o funcionamento das células, do fígado e o transporte dos nutrientes. Essa substância faz bem para o cérebro e pode evitar doenças degenerativas, como Alzheimer e Mal de Parkinson.

 


A versatilidade da casca do ovo

01/01/2020 - Curiosidades

Sabe aquela panela que grudou tudo e mais um pouco?

Pois é, não precisa gastar as mãos e e várias palhas de aço pra limpar, é só seguir esse dica maravilhosa! Mais uma vez a casca de ovo veio para salvar a pátria.


Quebre as cascas de ovos com as mãos, misture com água (não precisa ser quente) e sabão. Pronto, agora é só esfregar!

Tamanhos dos ovos

29/12/2019 - Curiosidades

Você sabia que os tamanhos dos ovos são selecionados pelo peso? Isso mesmo, o peso do ovo dita em qual categoria ele vai se encaixar. Ah, e os tamanhos variam de acordo com a idade da poedeira. Dá uma olhada nos tamanhos existentes no mercado:


Industrial acima de 45g

Pequeno 45g a 49g

Médio 50g a 54g

Grande 55g a 59g

Extra 60g a 65g

Jumbo Acima de 66g

Adubo de casca de ovo

23/12/2019 - Beneficios

As cascas dos ovos são riquíssimas em cálcio, potássio e magnésio e podem ser usadas para consumo humano ou consumo das plantas!

Dá uma olhada nessa dica de adubo com cascas de ovos que vai ser tiro e queda para dar um up nas suas lindinhas.

É só lavar as cascas de ovos usados no dia e deixar secar bem, se preferir, deixe alguns minutos em forno baixo. Em seguida, quebre bem as cascas com as mãos. Aplique uma colher de café por vaso, contando que este vaso seja médio (de 500 a 600 ml).

Curiosidades sobre a estrutura do ovo: Gema

19/12/2019 - Curiosidades

Uma gema fornece entre 10% a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral.

Outra vantagem desse alimento está na presença dos carotenoides,substâncias que vão além de darem a coloração típica da gema. Eles se transformam em vitamina A quando estão dentro de nosso corpo, composto que modula o metabolismo tanto da glândula tireoidiana, quanto o periférico dos hormônios tireoidianos e também a produção do hormônio TSH, aquele que estimula a produção de T3 e T4. Por fim, a gema também transborda em vitamina D. Essa substância não atua diretamente na tireoide, mas se relaciona com a função dos hormônios dessa glândula nos ossos. Não se sabe ao certo como funciona essa relação, mas já foi comprovado que ela existe, sim. A vitamina também participa de diversas funções metabólicas do organismo, e sua deficiência diminui o metabolismo.


Fonte: Instituto Ovos Brasil

Curiosidades sobre a estrutura do ovo: Calaza

05/12/2019 - Curiosidades

Você já percebeu que na gema do ovo tem algo branco mais denso? Este fenômeno acompanha as gemas sempre, conhecido por Chalaza ou Calaza, é uma âncora que mantém a gema no centro impedindo que ela grude na casca do ovo. Além disso, ovos que a possuem são sinônimo de ovos novos! Ah, vale lembrar que ela é comestível, então bom apetite com mais Ovo de Novo sem retirar a Calaza hein.

Ovos: Super fonte de vitamina A

28/11/2019 - Beneficios

A gema dos ovos é riquíssima em vitamina A, que traz muitos benefícios à saúde. Falando nisso, te trago agora 4 benefícios da vitamina A:

1- É importante para a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho.

2- A vitamina A atua na produção de colágeno, o seu consumo em níveis adequados zela por uma pele tonificada, na qual rugas e outros sinais aparecem mais lentamente.

3- Todos os tipos de infecção e virose se tornam menos prováveis para quem obtém os níveis adequados de vitamina A, uma vez que um de suas funções é trabalhar no estímulo ao sistema imunológico.

4- As doenças cardiovasculares também são evitadas através de níveis adequados de vitamina A, sobretudo em virtude da redução nos níveis de colesterol LDL (o colesterol “mau”)

Para quem procura ganhar massa muscular, trata-se de mais um nutriente a que se deve estar atento. No sentido nutricional, a vitamina A é especialmente necessária para as crianças, uma vez que garante o bom desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso, conduzindo a um aprendizado mais eficaz.

Uma excelente aliada para a saúde, a vitamina A também pode ser uma parceira da sua auto estima. Isto por que ela também promove a saúde dos cabelos, da pele e ainda ajuda no combate à acne.

De olho na lancheira das crianças

21/11/2019 - Dicas

Substitua produtos industrializados por lanchinhos com ovos e frutas, são mais nutritivos e só fazem bem a saúde dos pequenos. Produtos industrializados são cheios de conservantes e aditivos que podem ser ruins para a saúde, sem contar que muitas vezes não possuem valor nutricional algum.


Ovos na melhor idade

14/11/2019 - Beneficios

O consumo de ovos é importante também na melhor idade! Ovos são cheios de proteínas que auxiliam a evitar a perda de massa magra, além de possuir carotenoides em sua composição, importantes para a saúde dos olhos.

Além disso, ovos são uma rica fonte de cálcio que deixam os ossos fortes e saudáveis.

O ácido fólico e a gravidez

13/11/2019 - Beneficios

Presente na gema do ovo, o ácido fólico é importantíssimo na gravidez, e atua principalmente na formação de proteínas estruturais e hemoglobina, assim como na síntese de DNA, que acontece durante o período de desenvolvimento embrionário.

O estado nutricional da mulher grávida desempenha um importante papel no desenvolvimento do feto, muito influenciado pela alimentação, especialmente nas primeiras semanas de gravidez e no período de três a seis meses que antecedem a concepção. Se a gestante apresentar menores reservas nutricionais, há um risco maior do feto e do recém-nascido apresentarem déficit do desenvolvimento neurocognitivo, malformações congênitas, prematuridade, ganho de peso e/ou comprimento insuficientes, levando ao nascimento de crianças pequenas para a idade gestacional.

A colina, juntamente com o ácido fólico – que também é encontrado entre as vitaminas do complexo B presentes na gema do ovo –, são imprescindíveis nos primeiros dias e meses de gestação para a perfeita formação do tubo neural do feto e do centro cerebral da memória (hipocampo), que influenciará a estrutura e função cerebral em idades mais avançadas.


BCAA e os ovos

01/11/2019 - Beneficios

A gema do ovo tem 1,63g de leucina, 1,09g de isoleucina e 1,24g de valina, que juntos formam o BCAA, suplemento muito utilizado como pré e pós treino auxiliando na recuperação muscular, melhora da imunidade e diminuição do grau de lesão.

Além disso, eles participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física, principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga.

Albumina: A parceira dos músculos e bem estar

30/10/2019 - Beneficios

A albumina, proteína encontrada na clara dos ovos é responsável por ajudar na recuperação dos músculos e dar saciedade.

Essencial para o funcionamento do organismo, a albumina desempenha uma série de funções no metabolismo. Dente as principais temos o transporte de nutrientes pela corrente sanguínea (entre eles cálcio, bilirrubina e magnésio), a manutenção de um equilíbrio osmótico adequado (equilíbrio de água entre os tecidos e o sangue) e o combate a radicais livres. A albumina também se liga a compostos tóxicos e metais pesados, reduzindo seus potenciais riscos à saúde

Ovos na alimentação para pele de pêssego no dia a dia

15/10/2019 - Beneficios

Além do ovo ser bom para ganhar músculos, emagrecer e até proteger a visão, também tem muitos benefícios para a pele. A clara, por exemplo, é um ótimo adstringente natural, já que contém antioxidantes e albumina que evitam as rugas e flacidez, que vão aparecendo durante o nosso envelhecimento. Controla também a oleosidade, retira as impurezas, que resultam em acnes e manchas, e hidrata.


Os nutrientes presentes nesse alimento com ação antioxidante, protegem as células das ações lesivas dos radicais livre e evitam o envelhecimento celular. 


Vamos falar sobre saciedade

14/10/2019 - Curiosidades

Já ouviu aquela história de que comer ovos no café da manhã “sustenta” mais? Provavelmente sim, e acredite, é verdade! O ovo é rico em proteínas, e isso faz com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo e você não sinta vontade de comer aquela besteirinha antes do almoço.


Dica: Faça ovos mexidos com torradas ou omeletes, ambos ficam uma delícia com um cafézinho.


Sementeira na casca do ovo

12/10/2019 - Dicas

O ovo é um alimento tão completo, que é possível utilizá-lo inteirinho, até mesmo as cascas. Veja como fazer sementeiras com as cascas dos ovos e não desperdiçar NADA!

Você vai precisar de:


  1. Cascas de ovos lavadas e quebradas somente na parte de cima
  2. Substrato para horta
  3. Sementes
  4. 1 colher pequena
  5. Água
  6. Amor


Faça um furinho no fundo da casca, para a água circular melhor;

Com a colherzinha, coloque o substrato;

Acrescente de 3 a 4 sementes e cubra com mais um pouco de substrato;

Regue com água e amor;

Para suas mudinhas brotarem, espere de uma a duas semanas;


Depois é só transplantá-las em um vaso ou jardineira.


Farinha de casca de ovo, mais cálcio nas suas refeições

10/10/2019 - Beneficios

Que os ovos são alimentos cheios de nutrientes, vitaminas e são muito versáteis você já sabe. Agora, sabia que as cascas são muito nutritivas também? É isso mesmo, podemos aproveitar o ovo por inteiro!


A cascas são ricas em cálcio, que é um mineral muito importante para a nossa saúde, principalmente os ossos. E uma forma de consumi-lo é com a farinha de casca de ovo! Ela pode ser acrescentada em sucos, pães, bolos, sopas, vitaminas e feijão, por exemplo.


Para fazer a farinha é bem fácil, só seguir esse passo a passo:

É necessário usar as cascas de ovos que acabaram de ser utilizados. Não pode guardar as cascas durante a semana para fazer essa farinha!

Lave bem as cascas com água corrente.

Tire a membrana que fica dentro da casca, assim você elimina a umidade e alguma bactéria que possa existir.

Leve-as ao forno a 180ºC por 1 hora.

Bata no liquidificador até virar uma farinha bem fininha.

Passe por uma peneira para separar os pedaços maiores.

Pronto, agora é só reservar em um pote com tampa!


Sua validade é de 6 meses e precisa ser reservada longe de luz e umidade. Acredite, ela não interfere no sabor dos alimentos e é recomendado ingerir uma colher de café nas refeições principais.


Os ovos e suas madeixas

07/10/2019 - Beneficios

Os benefícios não param! A proteína é a formadora dos cabelos e das unhas, formada  por 18 aminoácidos, se destacam a cistina e cisteína. A primeira constitui cerca de 10% do cabelo e promove o seu crescimento, sendo  o principal componente da queratina, promove o funcionamento natural da raiz e ainda tem efeito antioxidante. Já a segunda, é a responsável pelo fortalecimento do fio, melhorando a textura e qualidade do cabelo e impede a queda.


A vitamina do complexo A promove o crescimento saudável, evitando que o cabelo fique seco e quebradiço. Interrompem também a degeneração causada pela oxidação, reduzem a oleosidade excessiva do couro cabeludo, regulam a multiplicação celular e melhoram a elasticidade.


A vitamina B12 ajuda os fios a crescerem mais fortes e evita até as pontas duplas. Cria também um bom fluxo de sangue para o couro cabeludo e folículos saudáveis. O ácido fólico é o mais importante das vitaminas quando o assunto é perda de cor e a queda. Em conjunto com a B12, transformam e regulam a síntese de proteínas.


O ovo pode ser usado em procedimentos para passar no cabelo e também melhorar a qualidade e textura dos fios. Podemos encontrar diversas receitas navegando na internet e os resultados são visíveis na primeira aplicação!


Você guarda os ovos na geladeira corretamente?

04/10/2019 - Dicas

Quando fazemos compras, temos um cuidado muito grande com a cartela de ovos e isso precisa se estender até o seu armazenamento. Quando guardados na porta da geladeira, o movimento de abre e fecha pode danificar e acabar por estragar os ovos. É importante não lavá-los antes de armazenar e mantê-los em um recipiente fechado, assim durarão muito mais tempo.


Uma dica legal também é se por um acaso eles ficarem grudados na caixinha de papelão, não puxe com força, molhe a caixa e eles sairão com facilidade. Guardá-los com a ponta para baixo também ajuda a durar mais tempo!


Os ovos frescos em temperatura ambiente podem ser conservados por até 15 dias, já quando são refrigerados duram até 8 semanas. Essa data se inicia quando eles são “botados” então se você não tiver a informação, não espere dois meses para consumir!


Quando for se aventurar na cozinha e precisar de apenas uma parte do ovo, não jogue a outra fora! Basta colocar a que sobrou em um vidro limpo e coberto com água filtrada, hermeticamente fechado, a clara pode durar até 7 dias e a geman 4 na geladeira. Congelar também pode ser uma opção, o melhor seria em pequenas quantidades e etiquetadas para saber a data de congelamento. As gemas devem ser passadas por uma peneira e coberta com uma pitada de açúcar ou sal antes do congelamento. O processo de descongelamento deve ser feito dentro da geladeira, lentamente.


Os ovos e a gestação

02/10/2019 - Beneficios

Manter uma alimentação saudável na gravidez é essencial para a saúde da mamãe e também do bebê. O consumo de ovos diariamente já é uma recomendação para todos, e neste caso especial, os benefícios são ainda maiores! 


A colina, vitamina presente na gema diminui a possibilidade dos bebês desenvolverem hipertensão e diabetes ao longo da vida adulta. E o ácido fólico, ou vitamina B9, é essencial para prevenir malformações no cérebro e medula espinhal do bebê. Carotenoides, vitaminas A e E, zinco, selênio, ácido fólico e magnésio, que têm ação antioxidante e ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres, adiando seu envelhecimento.

A importância dos ovos na infância

19/09/2019 - Beneficios

Estudos mostram que é importante sim comer ovo na infância. Além de ser um produto de fácil preparo e barato, pode ser utilizado em várias receitas sem que a criança sinta seu gosto. Esse alimento não é recomendado para crianças que tenham alergia a esse produto, caso contrário tem que estar presente na dieta.


As proteínas presentes no ovo contêm os aminoácidos que o corpo precisa para se manter saudável, crescer e reparar os tecidos que tenham se desgastados. Essa classe de nutriente presente no ovo são tão boas que perdem somente para o leite materno.


Ele contém todos os minerais necessários para o corpo. Para a formação dos ossos e dentes, o fósforo. Um grande antioxidante, que é o selênio e para o crescimento e sistema imunológico tem o zinco. O ovo somente não possui a vitamina C e entre todas as outras se destaca o Complexo B. Ele é importantíssimo para o bom funcionamento do sistema nervoso.


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o ovo não aumenta o colesterol e nem é prejudicial para a saúde do coração.


Ovo pra cachorro, pode?

11/09/2019 - Curiosidades

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre esse assunto, mas SIM, ovo é bom pra cachorro, e você pode liberar esse super alimento para seu patudo, desde que seja cozido e sem temperos. Te mostro agora alguns motivos para dar sim ovo para seu doguinho:

  • O ovo é um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, se destacando pela grande quantidade de proteínas de alto valor biológico que confere uma alta digestibilidade, o que significa um grande aproveitamento por parte do organismo dos cães.
  • Os ovos tem baixo valor calórico e reduzem o colesterol ruim!
  • A Biotina (Vitamina B7) presente na gema ajuda a tornar o pelo do seu animalzinho mais saudável e brilhante.

Ovos vermelhos, ou ovos brancos?

02/09/2019 - Curiosidades

Os dois! Existem muitos mitos em relação a coloração da casca dos ovos vermelhos ou brancos. Alguns dizem que os ovos vermelhos são postos por galinhas caipira, ou possuem mais vitaminas que os ovos brancos, nada disso é verdade.

 

A genética da raça da galinha é o que determina a cor da casca do ovo, portanto galinhas de penas brancas botam ovos brancos, e galinhas de penas marrom botam ovos vermelhos, simples assim. Lembrando que o valor nutricional também é o mesmo.

Ovos de codorna: não se engane pelo tamanho!

01/08/2019 - Curiosidades

A miniversão do ovo de galinha também traz muitos benefícios para a saúde e apresenta um valor nutricional de até 4 vezes maior que os outros tipos de ovos! Alguns deles são melhorias na visão e no metabolismo, além de prevenção de algumas doenças crônicas. Apresenta também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar com problemas de saúde e infecções. Por serem menores que os ovos convencionais, podemos consumir de 3 a 5 por dia. A sua gema é rica em nutrientes e pode ser uma opção saudável e gostosa em muitas receitas.

Por que o ovo?

01/07/2019 - Beneficios

Além de ser um ingrediente muito versátil na cozinha, por ser uma boa opção para qualquer refeição, há algum tempo o ovo se tornou um aliado de uma alimentação balanceada. Esse produto de origem animal é ótimo para ganhar músculos, já que na clara está 60% do peso do ovo onde fica armazenada água e a albumina, proteína do crescimento muscular e é duas vezes menos calórica que a gema. Nela existem as vitaminas como as do complexo B e outros minerais. Estudos apontam que quem ingere ovo na primeira refeição do dia, se sacia com menos calorias durante as 24h seguintes, comparado a quem ingere somente carboidratos. E uma pesquisa mostrou que pessoas que comem mais proteínas que carboidratos pela manhã, acham que é mais fácil manter o corpo em forma.

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