Katayama - O Ovo Faz Bem

Ovos na melhor idade

14/11/2019 - Beneficios

O consumo de ovos é importante também na melhor idade! Ovos são cheios de proteínas que auxiliam a evitar a perda de massa magra, além de possuir carotenoides em sua composição, importantes para a saúde dos olhos.

Além disso, ovos são uma rica fonte de cálcio que deixam os ossos fortes e saudáveis.

O ácido fólico e a gravidez

13/11/2019 - Beneficios

Presente na gema do ovo, o ácido fólico é importantíssimo na gravidez, e atua principalmente na formação de proteínas estruturais e hemoglobina, assim como na síntese de DNA, que acontece durante o período de desenvolvimento embrionário.

O estado nutricional da mulher grávida desempenha um importante papel no desenvolvimento do feto, muito influenciado pela alimentação, especialmente nas primeiras semanas de gravidez e no período de três a seis meses que antecedem a concepção. Se a gestante apresentar menores reservas nutricionais, há um risco maior do feto e do recém-nascido apresentarem déficit do desenvolvimento neurocognitivo, malformações congênitas, prematuridade, ganho de peso e/ou comprimento insuficientes, levando ao nascimento de crianças pequenas para a idade gestacional.

A colina, juntamente com o ácido fólico – que também é encontrado entre as vitaminas do complexo B presentes na gema do ovo –, são imprescindíveis nos primeiros dias e meses de gestação para a perfeita formação do tubo neural do feto e do centro cerebral da memória (hipocampo), que influenciará a estrutura e função cerebral em idades mais avançadas.


BCAA e os ovos

01/11/2019 - Beneficios

A gema do ovo tem 1,63g de leucina, 1,09g de isoleucina e 1,24g de valina, que juntos formam o BCAA, suplemento muito utilizado como pré e pós treino auxiliando na recuperação muscular, melhora da imunidade e diminuição do grau de lesão.

Além disso, eles participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física, principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga.

Albumina: A parceira dos músculos e bem estar

30/10/2019 - Beneficios

A albumina, proteína encontrada na clara dos ovos é responsável por ajudar na recuperação dos músculos e dar saciedade.

Essencial para o funcionamento do organismo, a albumina desempenha uma série de funções no metabolismo. Dente as principais temos o transporte de nutrientes pela corrente sanguínea (entre eles cálcio, bilirrubina e magnésio), a manutenção de um equilíbrio osmótico adequado (equilíbrio de água entre os tecidos e o sangue) e o combate a radicais livres. A albumina também se liga a compostos tóxicos e metais pesados, reduzindo seus potenciais riscos à saúde

Ovos na alimentação para pele de pêssego no dia a dia

15/10/2019 - Curiosidades

Além do ovo ser bom para ganhar músculos, emagrecer e até proteger a visão, também tem muitos benefícios para a pele. A clara, por exemplo, é um ótimo adstringente natural, já que contém antioxidantes e albumina que evitam as rugas e flacidez, que vão aparecendo durante o nosso envelhecimento. Controla também a oleosidade, retira as impurezas, que resultam em acnes e manchas, e hidrata.


Os nutrientes presentes nesse alimento com ação antioxidante, protegem as células das ações lesivas dos radicais livre e evitam o envelhecimento celular. 


Vamos falar sobre saciedade

14/10/2019 - Curiosidades

Já ouviu aquela história de que comer ovos no café da manhã “sustenta” mais? Provavelmente sim, e acredite, é verdade! O ovo é rico em proteínas, e isso faz com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo e você não sinta vontade de comer aquela besteirinha antes do almoço.


Dica: Faça ovos mexidos com torradas ou omeletes, ambos ficam uma delícia com um cafézinho.


Sementeira na casca do ovo

12/10/2019 - Dicas

O ovo é um alimento tão completo, que é possível utilizá-lo inteirinho, até mesmo as cascas. Veja como fazer sementeiras com as cascas dos ovos e não desperdiçar NADA!

Você vai precisar de:


  1. Cascas de ovos lavadas e quebradas somente na parte de cima
  2. Substrato para horta
  3. Sementes
  4. 1 colher pequena
  5. Água
  6. Amor


Faça um furinho no fundo da casca, para a água circular melhor;

Com a colherzinha, coloque o substrato;

Acrescente de 3 a 4 sementes e cubra com mais um pouco de substrato;

Regue com água e amor;

Para suas mudinhas brotarem, espere de uma a duas semanas;


Depois é só transplantá-las em um vaso ou jardineira.


Farinha de casca de ovo, mais cálcio nas suas refeições

10/10/2019 - Beneficios

Que os ovos são alimentos cheios de nutrientes, vitaminas e são muito versáteis você já sabe. Agora, sabia que as cascas são muito nutritivas também? É isso mesmo, podemos aproveitar o ovo por inteiro!


A cascas são ricas em cálcio, que é um mineral muito importante para a nossa saúde, principalmente os ossos. E uma forma de consumi-lo é com a farinha de casca de ovo! Ela pode ser acrescentada em sucos, pães, bolos, sopas, vitaminas e feijão, por exemplo.


Para fazer a farinha é bem fácil, só seguir esse passo a passo:

É necessário usar as cascas de ovos que acabaram de ser utilizados. Não pode guardar as cascas durante a semana para fazer essa farinha!

Lave bem as cascas com água corrente.

Tire a membrana que fica dentro da casca, assim você elimina a umidade e alguma bactéria que possa existir.

Leve-as ao forno a 180ºC por 1 hora.

Bata no liquidificador até virar uma farinha bem fininha.

Passe por uma peneira para separar os pedaços maiores.

Pronto, agora é só reservar em um pote com tampa!


Sua validade é de 6 meses e precisa ser reservada longe de luz e umidade. Acredite, ela não interfere no sabor dos alimentos e é recomendado ingerir uma colher de café nas refeições principais.


Os ovos e suas madeixas

07/10/2019 - Curiosidades

Os benefícios não param! A proteína é a formadora dos cabelos e das unhas, formada  por 18 aminoácidos, se destacam a cistina e cisteína. A primeira constitui cerca de 10% do cabelo e promove o seu crescimento, sendo  o principal componente da queratina, promove o funcionamento natural da raiz e ainda tem efeito antioxidante. Já a segunda, é a responsável pelo fortalecimento do fio, melhorando a textura e qualidade do cabelo e impede a queda.


A vitamina do complexo A promove o crescimento saudável, evitando que o cabelo fique seco e quebradiço. Interrompem também a degeneração causada pela oxidação, reduzem a oleosidade excessiva do couro cabeludo, regulam a multiplicação celular e melhoram a elasticidade.


A vitamina B12 ajuda os fios a crescerem mais fortes e evita até as pontas duplas. Cria também um bom fluxo de sangue para o couro cabeludo e folículos saudáveis. O ácido fólico é o mais importante das vitaminas quando o assunto é perda de cor e a queda. Em conjunto com a B12, transformam e regulam a síntese de proteínas.


O ovo pode ser usado em procedimentos para passar no cabelo e também melhorar a qualidade e textura dos fios. Podemos encontrar diversas receitas navegando na internet e os resultados são visíveis na primeira aplicação!


Você guarda os ovos na geladeira corretamente?

04/10/2019 - Dicas

Quando fazemos compras, temos um cuidado muito grande com a cartela de ovos e isso precisa se estender até o seu armazenamento. Quando guardados na porta da geladeira, o movimento de abre e fecha pode danificar e acabar por estragar os ovos. É importante não lavá-los antes de armazenar e mantê-los em um recipiente fechado, assim durarão muito mais tempo.


Uma dica legal também é se por um acaso eles ficarem grudados na caixinha de papelão, não puxe com força, molhe a caixa e eles sairão com facilidade. Guardá-los com a ponta para baixo também ajuda a durar mais tempo!


Os ovos frescos em temperatura ambiente podem ser conservados por até 15 dias, já quando são refrigerados duram até 8 semanas. Essa data se inicia quando eles são “botados” então se você não tiver a informação, não espere dois meses para consumir!


Quando for se aventurar na cozinha e precisar de apenas uma parte do ovo, não jogue a outra fora! Basta colocar a que sobrou em um vidro limpo e coberto com água filtrada, hermeticamente fechado, a clara pode durar até 7 dias e a geman 4 na geladeira. Congelar também pode ser uma opção, o melhor seria em pequenas quantidades e etiquetadas para saber a data de congelamento. As gemas devem ser passadas por uma peneira e coberta com uma pitada de açúcar ou sal antes do congelamento. O processo de descongelamento deve ser feito dentro da geladeira, lentamente.


Os ovos e a gestação

02/10/2019 - Beneficios

Manter uma alimentação saudável na gravidez é essencial para a saúde da mamãe e também do bebê. O consumo de ovos diariamente já é uma recomendação para todos, e neste caso especial, os benefícios são ainda maiores! 


A colina, vitamina presente na gema diminui a possibilidade dos bebês desenvolverem hipertensão e diabetes ao longo da vida adulta. E o ácido fólico, ou vitamina B9, é essencial para prevenir malformações no cérebro e medula espinhal do bebê. Carotenoides, vitaminas A e E, zinco, selênio, ácido fólico e magnésio, que têm ação antioxidante e ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres, adiando seu envelhecimento.

A importância dos ovos na infância

19/09/2019 - Beneficios

Estudos mostram que é importante sim comer ovo na infância. Além de ser um produto de fácil preparo e barato, pode ser utilizado em várias receitas sem que a criança sinta seu gosto. Esse alimento não é recomendado para crianças que tenham alergia a esse produto, caso contrário tem que estar presente na dieta.


As proteínas presentes no ovo contêm os aminoácidos que o corpo precisa para se manter saudável, crescer e reparar os tecidos que tenham se desgastados. Essa classe de nutriente presente no ovo são tão boas que perdem somente para o leite materno.


Ele contém todos os minerais necessários para o corpo. Para a formação dos ossos e dentes, o fósforo. Um grande antioxidante, que é o selênio e para o crescimento e sistema imunológico tem o zinco. O ovo somente não possui a vitamina C e entre todas as outras se destaca o Complexo B. Ele é importantíssimo para o bom funcionamento do sistema nervoso.


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o ovo não aumenta o colesterol e nem é prejudicial para a saúde do coração.


Ovo pra cachorro, pode?

11/09/2019 - Curiosidades

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre esse assunto, mas SIM, ovo é bom pra cachorro, e você pode liberar esse super alimento para seu patudo, desde que seja cozido e sem temperos. Te mostro agora alguns motivos para dar sim ovo para seu doguinho:

  • O ovo é um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, se destacando pela grande quantidade de proteínas de alto valor biológico que confere uma alta digestibilidade, o que significa um grande aproveitamento por parte do organismo dos cães.
  • Os ovos tem baixo valor calórico e reduzem o colesterol ruim!
  • A Biotina (Vitamina B7) presente na gema ajuda a tornar o pelo do seu animalzinho mais saudável e brilhante.

Ovos vermelhos, ou ovos brancos?

02/09/2019 - Curiosidades

Os dois! Existem muitos mitos em relação a coloração da casca dos ovos vermelhos ou brancos. Alguns dizem que os ovos vermelhos são postos por galinhas caipira, ou possuem mais vitaminas que os ovos brancos, nada disso é verdade.

 

A genética da raça da galinha é o que determina a cor da casca do ovo, portanto galinhas de penas brancas botam ovos brancos, e galinhas de penas marrom botam ovos vermelhos, simples assim. Lembrando que o valor nutricional também é o mesmo.

Ovos de codorna: não se engane pelo tamanho!

01/08/2019 - Curiosidades

A miniversão do ovo de galinha também traz muitos benefícios para a saúde e apresenta um valor nutricional de até 4 vezes maior que os outros tipos de ovos! Alguns deles são melhorias na visão e no metabolismo, além de prevenção de algumas doenças crônicas. Apresenta também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar com problemas de saúde e infecções. Por serem menores que os ovos convencionais, podemos consumir de 3 a 5 por dia. A sua gema é rica em nutrientes e pode ser uma opção saudável e gostosa em muitas receitas.

Por que o ovo?

01/07/2019 - Beneficios

Além de ser um ingrediente muito versátil na cozinha, por ser uma boa opção para qualquer refeição, há algum tempo o ovo se tornou um aliado de uma alimentação balanceada. Esse produto de origem animal é ótimo para ganhar músculos, já que na clara está 60% do peso do ovo onde fica armazenada água e a albumina, proteína do crescimento muscular e é duas vezes menos calórica que a gema. Nela existem as vitaminas como as do complexo B e outros minerais. Estudos apontam que quem ingere ovo na primeira refeição do dia, se sacia com menos calorias durante as 24h seguintes, comparado a quem ingere somente carboidratos. E uma pesquisa mostrou que pessoas que comem mais proteínas que carboidratos pela manhã, acham que é mais fácil manter o corpo em forma.

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS