Katayama - O ácido fólico e a gravidez

O ácido fólico e a gravidez

13/11/2019

Presente na gema do ovo, o ácido fólico é importantíssimo na gravidez, e atua principalmente na formação de proteínas estruturais e hemoglobina, assim como na síntese de DNA, que acontece durante o período de desenvolvimento embrionário.

O estado nutricional da mulher grávida desempenha um importante papel no desenvolvimento do feto, muito influenciado pela alimentação, especialmente nas primeiras semanas de gravidez e no período de três a seis meses que antecedem a concepção. Se a gestante apresentar menores reservas nutricionais, há um risco maior do feto e do recém-nascido apresentarem déficit do desenvolvimento neurocognitivo, malformações congênitas, prematuridade, ganho de peso e/ou comprimento insuficientes, levando ao nascimento de crianças pequenas para a idade gestacional.

A colina, juntamente com o ácido fólico – que também é encontrado entre as vitaminas do complexo B presentes na gema do ovo –, são imprescindíveis nos primeiros dias e meses de gestação para a perfeita formação do tubo neural do feto e do centro cerebral da memória (hipocampo), que influenciará a estrutura e função cerebral em idades mais avançadas.


Acompanhe nosso instagram @katayamaalimentos