Katayama - Vitamina B

Vitamina B

26/01/2020

Que o ovo é rico em muitos nutrientes já não é novidade. Mas hoje em especial, vamos falar dos benefícios das vitaminas B2, B6 e B12.

A vitamina B2, também chamada de riboflavina é importante para a formação das células vermelhas do sangue. A deficiência é causada principalmente pela baixa ingestão dessa vitamina por um longo período. As necessidades da vitamina aumentam simultaneamente com o crescimento, a gravidez e a lactação. Produtos derivados do leite, folhas verdes e claro, ovos, são fontes riquíssimas dessa super vitamina.


A vitamina B6 aumenta a energia e melhora a produção de massa muscular. Também atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Alguns estudos indicam que a ingestão da vitamina B6 pode reduzir a ocorrência e a gravidade dos sintomas de tensão pré-menstrual, a TPM, como as mudanças na temperatura corporal, irritabilidade, falta de concentração e ansiedade, por exemplo.

A vitamina B12 auxilia na síntese de neurotransmissores, substâncias químicas essenciais no processo de “comunicação” entre as células e, portanto, na realização das mais diversas ações internas e externas do corpo. Também possui um papel importante para a proteção das células nervosas, já que é um dos principais componentes da camada de mielina, que protege os neurônios e que regenera danos provocados nessas células. Assim, seu consumo pode ajudar a retardar ou evitar doenças derivadas da degeneração de neurônios.

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