POR DENTRO DA KATAYAMA ALIMENTOS

Biosseguridade: quando o foco está na saúde das aves

18/11/2021




Ricos em nutrientes, os ovos sempre foram uma excelente fonte de vitaminas e considerados uma proteína completa. Nos últimos tempos, com a inflação e a queda da renda dos brasileiros, os ovos têm se mostrado ainda mais necessários para complementar o prato no dia a dia. E os números mostram isso: o consumo de ovos no país aumentou 8,5% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


Aqui na Katayama Alimentos a produção cresceu 25% no ano passado e só foi possível porque investimos em tecnologia e biosseguridade, e nosso trabalho está focado na saúde e não na doença das aves.


Afinal, o que é biosseguridade?


Biosseguridade é um conjunto de procedimentos que adotamos para prevenir ou controlar a contaminação de populações animais - no nosso caso, as aves -, e que possam afetar a produtividade e a saúde dos consumidores.


Um programa eficiente de biosseguridade engloba diversos procedimentos, e todos estão inter-relacionados, como controle de trânsito – não só de veículos, mas também de pessoas dentro das unidades -, tratamentos de resíduos e controle de insetos, monitoramento laboratorial, auditorias, educação continuada e plano de contingência, entre outros.


Os procedimentos que adotamos