A NUTRI RESPONDE

Você sabia que comer ovo faz bem para os olhos?

27/01/2022




Você já deve ter ouvido que cenoura faz bem para a vista. Então, agora acrescente um novo alimento para garantir a saúde dos seus olhos: o ovo!


Estudos indicam que o consumo de 1 a 4 ovos por dia é capaz de promover e garantir a saúde ocular, pois aumenta os níveis de carotenoides no sangue e a densidade óptica do pigmento macular, o que ajuda a evitar a degeneração macular, relacionada à idade e à catarata.


Luteína e zeaxantina: nomes estranhos para compostos muito importantes


Com sua gema amarela, o ovo é rico em luteína e zeaxantina, que são carotenoides com funções antioxidantes. Tanto a luteína como a zeaxantina estão presentes na pigmentação amarelada da mácula, região central da retina dos olhos que ajuda a focalizar a luz. Também são chamados de pigmentos maculares.


“Os pigmentos maculares atuam como um filtro que protege a mácula, por reduzir a quantidade de luz de comprimento de onda curta”, explica a Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos.


“Com a idade, os níveis de luteína e zeaxantina nos tecidos oculares tendem a diminuir. Como nosso organismo não sintetiza estes pigmentos, precisamos obtê-los através da alimentação ou suplementação. Por esse motivo, a gema do ovo se torna um alimento importante contra a degeneração das células e redução da acuidade visual. Diminuindo, inclusive, os riscos de doenças como degeneração macular e catarata.”