Katayama Alimentos - Grupo Katayama soma mais uma conquista com Título Verde

Grupo Katayama soma mais uma conquista com Título Verde

28/01/2021

Os investimentos realizados na produção de fertilizantes orgânicos receberam o Título Verde por sua contribuição para conservação do meio ambiente, clima e desenvolvimento sustentável


Mais uma vez, o Grupo Katayama sai na frente no quesito sustentabilidade e obtém o Título Verde (Green Bond), atestado pela SITAWI, para os investimentos realizados na sua planta de fertilizantes orgânicos, a Terra Nascente Fertilizantes, localizada em Guararapes (SP). A SITAWI utilizou seu método proprietário de avaliação, certificado internacionalmente, que está alinhado com os Green Bond Principles (GBP) e outros padrões de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.

Os recursos da operação de emissão de nota promissória comercial que recebeu o Título Verde serão utilizados pelo Grupo Katayama para reembolso de investimentos no valor de R$ 12,6 milhões efetuados na unidade de fertilizantes orgânicos. A atividade possui impacto ambiental relevante, já que é responsável por receber os dejetos das aves poedeiras da sua planta avícola e transformá-los em fertilizante orgânico composto classe “A”, por meio do processo de compostagem, para fins agrícolas. A operação é considerada sustentável porque recolhe-se o dejeto/esterco das aves, dando-lhe uma destinação correta, que reduz, inclusive, a emissão de gás carbônico.

“A aderência aos GBP, embora seja um processo voluntário, evidencia aos diversos stakeholders (investidores, clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros financeiros e comunidade) a constante preocupação do Grupo Katayama com a sustentabilidade de seus negócios”, destaca Roberto Suguihara, Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Katayama.

A obtenção do Título Verde faz parte da estratégia da empresa de aprimorar os seus processos e controles para atender aos conceitos de gestão ESG – sigla em inglês que se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, mas que também pode ser um critério para investimentos. “Com isso, demonstramos a forma ética com que os nossos negócios são administrados, principalmente porque os processos avaliados para a emissão do certificado ‘verde’ contam com a referência internacional das melhores práticas de gestão sustentável, e no Brasil há pouquíssimos projetos qualificados com o título verde – cerca de 50 operações financeiras”, acrescenta Suguihara.

Benefícios ambientais tangíveis

De acordo com o parecer independente emitido pela SITAWI, a unidade de produção de fertilizante orgânico do Grupo Katayama oferece benefícios ambientais tangíveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e uma economia de baixo carbono, resiliente às mudanças climáticas.

A Katayama Alimentos obteve, segundo o processo avaliativo da SITAWI, desempenho ASG (ambiental, social e governança) confortável, com destaque para os esforços direcionados a melhorias do padrão de bem-estar animal, dispondo de espaços industriais climatizados e automatizados. Além de coletar os dejetos animais destinados à produção de fertilizante orgânico para comercialização, a empresa também realiza o tratamento de efluentes e diversas outras ações voltadas à promover a sustentabilidade em suas operações.


Acompanhe nosso instagram @katayamaalimentos

Clicando em "Aceito", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo, com eles melhoramos a navegação e uso do site além de sermos mais assertivos com o marketing. Consulte nossa Política de Cookies.