Define-se biosseguridade como um conjunto de procedimentos técnico conceituais, operacionais e estruturais que visam prevenir ou controlar a contaminação dos rebanhos avícolas, por agentes de doenças infecciosas que possam ter impacto na produtividade destes rebanhos e também na saúde dos consumidores.
Um programa de biosseguridade é composto por um conjunto de medidas e procedimentos de atenção à saúde do plantel, aplicados em todas as etapas de criação, interagindo com os diversos setores que compõe o sistema produtivo. (JAENISCH, 2004).
Um programa de biosseguridade possui normas que objetivam reduzir e controlar os desafios patogênicos nos núcleos de produção, por meio da limpeza e higiene do ambiente de criação, vazio sanitário, programa de vacinação e etc. (ANDREATTI FILHO & PATRÍCIO, 2004).
O controle das enfermidades é feito por meio do uso correto de medidas, que tem por objetivo prevenir a instalação de doenças, protegendo os animais e a saúde pública. Sendo assim, a biosseguridade se tornou uma tecnologia absolutamente primordial e essencial para a sobrevivência das explorações tecnificadas.
A ideal localização da granja é muito importante. Deve ser longe de outras criações, diminuindo o risco de qualquer possível contaminação
A posição geográfica dos galpões deve ser cuidadosamente analisada, estar em local tranquilo e distante de outras criações (para evitar a propagação de patógenos). É necessário o conhecimento da direção predominante dos ventos, ser protegida por barreiras naturais e físicas que diminuem o risco de contaminação entre as unidades e o estresse para os animais.
Considerando os graus de contaminação, devem ser delimitadas as seguintes áreas: área limpa abrange corredores de acesso aos núcleos, por meio dos quais são feitos transportes de ração, animais e equipamentos e área suja, que compreende a região externa da granja e acesso de saída dos núcleos.
As visitas precisam ser restringidas e monitoradas, todas as pessoas, veículos, máquinas e equipamentos que entram na granja, devem passar pela área de apoio central e seguir todos os procedimentos de desinfecção.
Os uniformes e as roupas de trabalho devem seguir um código de cores, para auxiliar no controle do tráfego de funcionários entre granjas ou galpões de animais, de diferentes faixas etárias.
Deve-se fazer o vazio sanitário, período em que a instalação permanece vazia após ser realizada a limpeza seguida de desinfecção, componente indispensável para se alcançar eficiência.
A Katayama Alimentos segue com muita responsabilidade e compromisso todas as etapas do programa de biosseguridade, que levaram a conquista do selo de ovos livres de antibióticos.
O que são ovos com antibióticos?
O que uma granja precisa para ser livre de antibióticos?
O uso de antibióticos em granjas é proibido?
Antibióticos nos ovos faz mal para o nosso organismo?
Se eu cozinhar ou fritar o ovo, os resíduos de antibióticos desaparecem?
Existe alguma diferença no gosto dos ovos com ou sem antibióticos?